A Savana Africana é uma grandes extensão de terra em África com vegetação de savana temperada herbácea raramente interrompida por arbustos e árvores menores.
A savana tem um clima particular devido às secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturas e humidade do ar desértica.
Quando chega a estação das chuvas, devido às suas características, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado.
As árvores podem chegar até quatro metros e os arbustos até um metro e meio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqU9-Oq16TgPKWkoNpQEweBWHPO5_vcIUMJvJu_kGEFQJ9dQYTzN3T25JDmJmbCj2zbYEMOi_spnT5RGHD2lubfs0Jtdkx3Am8xBcyNzFc1whl3EmMDdpYRUuFzmuzaaPKqayHM8NtLTnu/s320/savana.jpg)
Uma das mais famosas savanas da África é o “Bioma do Serengueti” com árvores baixas, mas em grande número, bastante espinhosas e de folhas reduzidas em tamanho.
Predominam os cacto, as acácia, as palmeira e as árvores de grande porte como o baobá e a maruleira que aparecem em alguns ecossistemas da savana africana.
A savana africana aparece na região fronteiriça entre a floresta mais densa e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano desde leste a oeste, do Sudão aos Grandes Lagos.
A fauna da savana africana é composta por mamíferos herbívoros de grande porte -o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante - mamíferos herbívoros - a zebra, o impala, o gnu e antílopes - mamíferos felinos/predadores - como o leão e o leopardo - mamíferos canídeos - o mabeco e chacal - e aves - o falcão, a águia, o abutre e a avestruz.
Sem comentários:
Enviar um comentário