segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Zebra - Equus burchelli antiquorum

Imagem:Zebra de Grevy.JPG

Distribuição
As zebras habitam desde a zona central de África até ao extremo Sul do mesmo.
A zebra é um dos animais mais bem sossedidos da Savana.
Existem milhares de exemplares, espalhados por vários países, e nem as guerras que durante dezenas de anos martirizaram esta zona conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.
As zebras são herbívoras e vivem em grades manadas, pastando livremente pela savana.
Os seus predadores são leões, hienas e cães selvagens.
As riscas das zebras são características de cada animal,
tal como as impressoes digitais, que identificam cada individuo.
As riscas servem de camuflagem uma vez que, quando a manada está em movimento, as riscas destes animais provocam ilusão de óptica aos predadores. 
Mesmo assim, são caçadas aos milhares na savana africana, principalmente nas emboscadas montadas pelas leoas, que apanham cada animal que passa na sua zona e não o persegue individualmente.

Migrações

Todos os anos as zebras se dirigem-se para o Serengueti.
Nessa altura juntam-se às centenas de milhar com os gnus, partem para a grande caminhada para Norte, em busca de água e pastos mais verdes onde podem comer melhor, quer em quantidade, quer em qualidade.
Durante a viagem algumas, são vítimas dos predadores terrestres, outras, são vítimas da longa viagem, e outras ainda, dos crocodilos.
 
Gestação
As zebras têm uma gestação de aproximadamente 360 dias, da qual nasce por norma uma única cria. Só muito raramente acontecem partos múltiplos.

Peso, tamanho e longevidade

Uma zebra pode medir 2,20 m de comprimento, ter 1,40 m de altura e pesar mais de 200 kg. A sua esperança de vida ronda os 30 anos.





 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Savana Africana: O que é?

Savana Africana é uma grandes extensão de terra em África com vegetação de savana temperada herbácea raramente interrompida por arbustos e árvores menores.
A savana tem um clima particular devido às secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturas e humidade do ar desértica.
Quando chega a estação das chuvas, devido às suas características, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado.
As árvores podem chegar até quatro metros e os arbustos até um metro e meio.
No final da época das chuvas, a vegetação rasteira seca com a mesma rapidez de seu crescimento, fornecendo palha de fácil combustão, favorecendo a ocorrência de incêndios.
Uma das mais famosas savanas da África é o “Bioma do Serengueti” com árvores baixas, mas em grande número, bastante espinhosas e de folhas reduzidas em tamanho.
Predominam os cacto, as acácia, as palmeira e as árvores de grande porte como o baobá e a maruleira que aparecem em alguns ecossistemas da savana africana.
savana africana aparece na região fronteiriça entre a floresta mais densa e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano desde leste a oeste, do Sudão aos Grandes Lagos.

fauna da savana africana é composta por mamíferos herbívoros de grande porte -o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante - mamíferos herbívoros - a zebra, o impala, o gnu e antílopes - mamíferos felinos/predadores - como o leão e o leopardo - mamíferos canídeos - o mabeco e chacal - e aves - o falcão, a águia, o abutre e a avestruz.